Autor (a): Severino Antônio [lista]
Editora: Biscalchin
Coleção: Praxis & Poiesis [lista]
Período de Publicação: 2008
Número de Páginas: 1047
ISBN: 978-85-89964-10-8
Arte da Capa:
Ilustrador (a): (Não há)
Edição Original:
A Menina que Aprendeu a Ler nas Lápides e Outros Diálogos de Criação, 2008,
Brasil, Editora Biscalchin Editor
Edições: 1ª (2018)
Site da Editora
(2013): A menina que aprendeu a ler nas
lápides e outros diálogos de criação é um conjunto de breves ensaios,
constelarmente interligados, poeticamente pensados e escritos, sobre questões
permanentes nas áreas de educação, filosofia e poesia. Dentre estas questões:
como despertar o desejo de aprender, e a alegria de pensar? Como religar
inteligência e sensibilidade, em um movimento de recriação de sentido? Neste
tempo de crises, estas páginas fazem sugestões para poetizar a vida, a
linguagem, a atividade pedagógica, como parte do trabalho de humanizar a
história, humanizar o homem.
O livro é inspirado na
história real de Giovanna Cury, que aos
cinco anos de idade, sem frequentar uma escola, já sabia ler após ter
aprendido com seu avô, zelador de um cemitério em Pindamonhangaba (estado de
São Paulo), que a ensinava através dos textos encontrados nas lápides do
cemitério.
Nenhum comentário:
Postar um comentário