Malba Tahan - LENDAS DO BOM RABI (Editora Saraiva, Coleção Saraiva)



Título: Lendas do Bom Rabi 
Autor (a): Malba Tahan (fictício) (Júlio César de Mello e Souza) [lista]
Editora: Saraiva
Coleção: Saraiva (Nº 42) [lista]
Período de Publicação: 1951
Número de Páginas/Capítulos: 198 páginas
ISBN: -
Arte da Capa: Nico Rosso
Ilustrador (a): (Não há)
Tradutor (a): Breno Alencar Bianco (fictício)
Edição Original: Lendas do Povo de Deus: Lendas e Contos Judaicos, 1941, Brasil, Editora Getúlio Costa
Edições:





OUTRAS INFORMAÇÕES

O livro é uma coletânea de contos, preces, parábolas e lendas judaicos, muitas delas retiradas do Tamulde e da Bíblia, os textos sagrados judeus, ou baseadas na tradição oral do folclore israelita. São quase 80 textos, que tratam de sabedoria, justiça, fé e amor, incluindo algumas parábolas narradas por Jesus Cristo. Cada texto é acompanhado de uma nota sobre as fontes de onde a narração foi retirada e no final do livro foi incluído um vocabulário com a finalidade de esclarecer os termos e símbolos citados no livro.

Apesar de ser creditado que o livro foi traduzido do original árabe para o português pelo professor Breno Alencar Bianco, na realidade ele foi escrito por um autor brasileiro, o matemático Júlio César de Mello e Souza (1895-1974). Tanto o autor como o tradutor são personagens fictícios criados por Júlio César.

Malba Tahan não é considerado um pseudônimo, e sim um heterônimo, já que o autor criou um personagem fictício para assinar como autor do livro. Ali Yezid Izz-Eddin Ibn Salim Hank Malba Tahan, teria nascido na aldeia de Muzalit, próximo a Meca, na Arábia Saudita, a 6 de maio de 1885. Teria feito seus estudos no Cairo (Egito) e Istambul (Turquia). Após a morte de seu pai, teria recebido vultosa herança e viajado pela China, Japão, Rússia e Índia, onde teria observado e aprendido os costumes e lendas desses povos. Teria estado, por um tempo, vivendo no Brasil. Teria morrido em batalha em 1921 na Arábia Central, lutando pela liberdade de uma minoria local. 

O livro foi publicado originalmente no Brasil em 1941 pela editora Getúlio Costa, com o título de Lendas do Povo de Deus. Em 1951, a editora Saraiva publicou o livro na coleção Saraiva (Nº 42) com o título alterado para Lendas do Bom Rabi. No mesmo ano, 1951, a editora Conquista passou a publicar o livro novamente com o título original Lendas do Povo de Deus, na coleção Obras Completas de Malba Tahan. A editora continuou publicando o livro até 1964. O livro só voltaria a ser publicado no Brasil 20 anos depois, em 1984, pela editora Record, ainda com o título original Lendas do Povo de Deus. A editora continuou a publicar o livro até 2003, voltando a publicá-lo em 2011, agora com o título alterado para o título usado pela editora Saraiva em 1951, Lendas do Bom Rabi. O livro também foi publicado pela editora Círculo do Livro, em 1984 e depois entre 1993 e 1996, com o título Lendas do Povo de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário