Lawrence Edward Watkin - HORAS ROUBADAS (Editora Saraiva, Coleção Saraiva)



Título: Horas Roubadas
Autor (a): Lawrence Edward Watkin [lista]
Editora: Saraiva
Coleção: Saraiva (Nº 28) [lista]
Período de Publicação: 1950
Número de Páginas/Capítulos: 204 páginas
ISBN: -
Arte da Capa: Nico Rosso
Ilustrador (a): (Não há)
Tradutor (a): Nair Lacerda
Edição Original: On Borrowed Time, 1927, Estados Unidos
Edições: 1ª (1950)





OUTRAS INFORMAÇÕES

contracapa
O livro narra a história de um avô, que para ficar mais tempo com seu neto, engana a morte. Mas esse ato do idoso desencadeia uma série de situações estranhas no planeta, já que a partir de então nenhum ser vivo morre.

Sobre a inspiração e criação do texto, o autor escreveu: “A ideia para este romance surgiu-me pela primeira vez há uns dez anos, ao assistir em Siracusa a uma aula do Professor Eaton sobre Chaucer. O conhecido mestre contou a história de uma velha que, em recompensa a um ato de caridade, ficou com o privilégio de prender a morte numa macieira até que o povo de sua vila, achando a Morte uma necessidade imprescindível, foi libertar a implacável ceifeira... Usei basicamente no romance o mesmo enredo, mas, preferi que, em vez de uma velha, um velho e um menino prendessem a Morte. Como Vovô Northrup, aproveitei o tipo do avô de minha esposa, que morreu há três anos. Embora o personagem não seja um retrato fiel do referido ancião, copiei deste os modos para com a esposa, as experiências de guerra, e mais do que tudo o seu bravo coração e a sua destemida independência. Para o tipo do menino, peguei o meu próprio filho. Tudo que Pud diz no livro, foi também dito por meu filho entre os cinco e os seis anos de idade. Fiz uma cópia exata do seu linguajar, das suas observações e dos seus brinquedos".

On Borrowed Time (Horas Roubadas, no Brasil) foi o primeiro livro publicado do autor.

O livro ganhou o prêmio National Book Award em 1937, da American Bookselles Association.

No Brasil, a única edição publicada do livro foi essa da coleção Saraiva em 1950, lançada a mais de 60 anos (63 anos, em outubro de 2013).

poster do filme
A primeira edição do livro foi publicada nos Estados Unidos em 1937. Em 1938, o dramaturgo Paul Osborn (1901-1988) adaptou a obra para o teatro, com a peça sendo montada na Broadway, em Nova York. No ano seguinte, os roteiristas Alice D. G. Miller, Frank O”Neill e Claudine West escreveram um roteiro cinematográfico baseado tanto no livro como na peça. O filme americano foi lançado em 1939, com o titulo “On Borrowed  Time” (Horas Roubadas, no Brasil), e dirigido por Harold S. Bucquet. O personagem do Vovô Julian Northrup foi interpretado pelo ator Lionel Barrymore, e o neto, Pud, por Bobs Watson. Além disso, o elenco contava com Cedric Hardwicke (Sr. Brink), Beulah Bondi (Nellie Northrup), Uma Merkel (Marcia Giles), Nat Pendleton (Sr. Grimes), Henry Travers (Dr. Evans), Grant Mitchell (Sr. Pilbeam), Eily Malyon (Demetria Riffle), James Burke (Xerife Burlingame), Charles Waldron (Reverendo Murdock), Ian Wolfe (Charles Wentworth), Phillip Terry (Bill Lowry) e Truman Bradley (James Northrup).

Nenhum comentário:

Postar um comentário