Stephen King - SOMBRAS DA NOITE (Editora Francisco Alves, Coleção Mestres do Horror e da Fantasia)

Autor (a): Stephen King
Coleção/Série: Mestres do Horror e da Fantasia            
Período de Publicação: 1982, 1987 e 1991
Arte da Capa: -
Ilustrador (a): -
Número de Páginas: 380
ISBN: -
Título Original: Night shift
Ano da Primeira Edição: 1978
País: Estados Unidos
Público: Adulto
Gênero Literário: Contos
Tema: Terror




Sinopse:

Coletânea de 20 contos de terror do escritor norte-americano Stephen King. Os contos foram publicados anteriormente em revistas americanas (Cavalier, Penthouse, Cosmopolitan, Gallery e Maine) entre 1970 e 1977, além de trazer quatro contos inéditos na época: Jerusalem’s Lot, Ex-Fumantes Ltda, O último degrau da escada e A mulher do quarto. Os contos do livro são:

1.      Jerusalem's Lot (Jerusalem's Lot)
Em 1850, Charles Boone e seu fiel amigo e criado Calvin McCaan, mudam-se para uma estranha mansão na pequena cidade de Chapelwaite. Na mansão, eles escutam misteriosos ruídos e vêem arrepiantes manifestações. Na mansão, Charles encontra um mapa que os leva para uma cidadezinha abandonada chamada Jerusalem's Lot. Mas essa visita a Jerusalem's Lot transformam suas vidas para sempre. (Observação: Toda a história é contada através de cartas).

2.      Turno do cemitério (Graveyard shift)
Alguns funcionários de uma indústria têxtil resolvem descer aos porões da antiga fábrica para fazer uma faxina e ganhar um dinheiro extra, porém, o que eles encontrão no porão é um ser demoníaco que não os deixará voltar para cima. (Nota: Publicado anteriormente na revista Cavalier em outubro de 1970).

3.      Espuma noturna (Night surf)
Na cidade de Anson Beach, um grupo de jovens sobreviventes de um vírus letal que dizimou a maior parte da população mundial se reúne sem expectativas de um futuro. Desesperados e obrigados a encarar a nova realidade, esses sobreviventes tentarão se unir para atravessarem esse pesadelo. (Nota: Publicado anteriormente na revista Cavalier em agosto de 1974. O conto é uma introdução para o livro The stand [A dança da morte], que Stephen King publicaria em 1978).

4.      Eu sou o umbral da porta (I am the doorway)
Arthur é um astronauta que voltou de uma missão na órbita do planeta Vênus e suspeita que está infectado por criaturas que andam debaixo de sua pele e desenvolvem pequenos olhos em suas mãos, que usam para sondar o planeta Terra e assim preparar um ataque. O astronauta decide que não deixará que o alienígena alcance seu objetivo, nem que para isso medidas drásticas sejam tomadas, mas se livrar dele não vai ser tão "fácil" quanto parece. (Nota: Publicado anteriormente na revista Cavalier em março de 1971).

5.      A máquina de passar roupas (The mangler)
A lavanderia Blue Ribbon pode-se considerar a mais azarada de todos os tempos. Com o passar dos tempos "ingredientes" necessários para a invocação de um demônio acabaram caindo sem querer dentro da máquina, incluindo o sangue de uma virgem, fazendo com que uma das máquinas de passar roupas fique possuída, e comece a aniquilar quem chegue perto. Um policial percebe a verdade, e já que ninguém acredita nele, o jeito é ele mesmo praticar o exorcismo. (Nota: Publicado anteriormente na revista Cavalier em dezembro de 1972).

6.      O fantasma (The boogeyman)
Um homem visivelmente perturbado chamado Lester Billings procura um psiquiatra e começa a contar o motivo de sua agitação. Ele é assombrado pelas lembranças de que um misterioso e monstruoso fantasma matou seus pequenos filhos, mas que ele próprio é o único responsável pelas mortes, já que ele sempre soube da existência do fantasma e nunca fez nada para protegê-los. Billings conta dramaticamente sua perda, sem achar que o doutor vai entender ou acreditar nele, mas no fim, o pobre homem terá a maior das surpresas. (Nota: Publicado anteriormente na revista Cavalier em março de 1973).

7.      Matéria cinzenta (Gray matter)
Um homem bebe uma lata de cerveja estragada. Depois de um tempo seu filho pede ajuda a seus amigos no bar. Mas depois de tanto tempo algo horrível aconteceu ao homem, e seus amigos precisarão de grande coragem para enfrentar o mau que se apossou dele, já que ele se tornou numa criatura que devora gatos mortos e dobra de tamanho regularmente. (Nota: Publicado anteriormente na revista Cavalier em outubro de 1973).

8.      Campo de batalha (Battleground)
Após eliminar seu alvo, um assassino profissional volta ao seu apartamento e encontra um pacote com um baú que tem dentro brinquedos de guerra, como soldados, tanques e mísseis. Mas o assassino não sabia que os brinquedos eram de sua recente vítima e que eles estavam vivos e prontos para vingar a morte de seu inventor. (Nota: Publicado anteriormente na revista Cavalier em setembro de 1972).

9.      Caminhões (Trucks)
Um grupo de pessoas fica sitiada em uma loja de conveniência num posto de gasolina após os caminhões ao redor criarem vida. Os veículos passarão por cima de todos que virem pela frente, e os sobreviventes se veem numa situação desesperadora. (Nota: Publicado anteriormente na revista Cavalier em junho de 1973).


10.   Às vezes eles voltam (Sometimes they come back)
Jim Norman, um professor, relembra de como uma gangue assassinou seu irmão em sua frente quando era criança. Passado vários anos, ele recebe novos alunos em sua classe que são os mesmos marginais que mataram seu irmão e que misteriosamente não envelheceram um dia sequer. A gangue pretendem agora atormentar a vida do professor e fazer dele sua nova vítima. (Nota: Publicado anteriormente na revista Cavalier em março de 1974).

11.   Primavera vermelha (Strawberry Spring)
Num campus universitário, vários estudantes foram mortos misteriosamente e de maneiras horríveis. O assassino nunca foi pego. Passados alguns anos, o campus é novamente tomado pelo medo quando novas vítimas começam a aparecer. (Nota: Publicado anteriormente na revista Cavalier em novembro de 1975).

12.   O ressalto (The ledge)
Um magnata captura o amante tenista de sua esposa e o leva ao seu apartamento só para fazer-lhe uma proposta: se ele conseguir dar a volta no prédio utilizando apenas o ressalto, o tenista poderá escapar vivo, com uma bolada e a mulher. O tenista não tem outra escolha, senão aceitar essa tortura. Mas alguma coisa dá errada, e nem mesmo todo seu dinheiro ajudará o magnata a sair com vida deste jogo de perversidade. (Nota: Publicado anteriormente na revista Penthouse em julho de 1976).

13.   O homem do cortador de grama (The lawnmower man)
Já que sua máquina de cortar grama está quebrada e seu jardim já está praticamente uma floresta, um homem decide contratar os serviços de um rapaz que fez um anúncio no jornal. O jardineiro com seus métodos estranhos de corta grama fará com que o homem se arrependa pra sempre de tê-lo contratado. (Nota: Publicado anteriormente na revista Cavalier em maio de 1975).

14.   Ex-Fumantes Ltda (Quitters, Inc.)
A Ex-Fumantes Ltda. é uma organização que garante que a pessoa que os procurar irá parar de fumar, apesar de não explicar bem quais são os métodos utilizados para conseguir isso. Richard Morrison é um homem que está tentando largar o vício, e com a sugestão de um amigo, resolve procurar a organização. Ele descobre que os métodos são simples: se ele fumar, será torturado; se repetir, será a vez da esposa; e se continuar, as coisas vão piorar. Richard não vê escapatória, já que o vício nunca foi tão terrível.

15.   Sei o que você precisa (I know what you need)
Edward Hammer é um jovem rapaz, não muito atraente, que consegue conquistar o coração de uma linda garota, Elizabeth. Edward tem a capacidade de sempre saber o que Elizabeth precisa, fazendo com que ela acredite que ele é o homem perfeito. Mas logo ela começa a desconfiar de que isso não pode ser normal, e as coisas vão ficar perigosas. (Nota: Publicado anteriormente na revista Cosmopolitan em setembro de 1976).

16.   As crianças do milharal (Children of the corn)
Um jovem casal em crise resolve fazer uma longa viagem de carro. Seu carro quebra próximo a uma pequena cidade chamada Gatlin. Ao chegar à cidade em busca de ajuda, eles notam que seus habitantes não possuem mais de 19 anos de idade e percebem que alguma coisa de errado está acontecendo por ali. Mas é tarde para saírem de lá e terão que se unir para poder escapar das garras das crianças, que são adoradores de uma entidade demoníaca que habita o milharal e assassinam qualquer adulto que encontram pela frente. (Nota: Publicado anteriormente na revista Penthouse em março de 1977).

17.   O último degrau da escada (The last rung on the ladder)
Na infância, Larry salvou sua amada irmã Katrina de uma queda no celeiro. Já adulto, ele não estava presente quando ela sofreu uma nova queda, e por isso teve que pagar um preço muito alto por não estar presente com sua irmã durante toda a vida.

18.   O homem que adorava flores (The man who loved flowers)
Um jovem aparentemente inofensivo e apaixonado vaga pelas ruas feliz com um buquê de flores em suas mãos. Quem passa por ele acha vai de encontro com sua amada Nona, mas ele só encontra outras garotas que não são ela e o resultado do engano é fatal. (Nota: Publicado anteriormente na revista Gallery em agosto de 1977).

19.   A saideira (One for the road)
Dois homens saem na nevasca para resgatar uma família. Mas eles encontram a misteriosa pequena cidade de Jerusalem’s Lot e apesar da cidade ter sido destruída por chamas, o mal não morreu totalmente, e eles presenciam cenas que ficarão em suas memórias, se eles conseguirem sair vivos dali. (Observação: O conto é uma sequência direta do livro A hora do vampiro). (Nota: Publicado anteriormente na revista Maine em março e abril de 1977).

20.   A mulher no quarto (The woman in the room)
Homem assiste a mãe que ele ama demais sofrendo numa cama de hospital. Ele terá que decidir entre a eutanásia ou deixar a mãe viver, uma decisão que ninguém deveria ter que fazer, principalmente um filho.

Outras Informações:

Sombras da noite foi a primeira coletânea de contos de Stephen King publicada.

Vários contos do livro foram adaptados para o cinema ou televisão:
  • Turno do cemitério: deu origem ao filme A criatura do cemitério (1990)
  • Espuma noturna: deu origem ao curta-metragem Night surf (2002)
  • A máquina de passar roupa: deu origem ao filme Mangler – O grito de terror (1995), que teve as sequências Pânico virtual (2001) e Mangler – O massacre (2005)
  • O fantasma: deu origem ao curta-metragem The boogeyman (1982)
  • Campo de batalha: deu origem ao episódio Campo de batalha da série de televisão Pesadelos e paisagens noturnas (2006)
  • Caminhões: que deu origem ao filme Comboio do terror (1986); e ao telefilme Trucks – Comboio do terror (2000)
  • Às vezes eles voltam: deu origem ao telefilme Às vezes eles voltam (1991), que teve as sequências em vídeo Às vezes eles voltam 2 (1996) e Às vezes eles voltam... Para sempre! (1998)
  • Primavera vermelha: deu origem ao curta-metragem Primavera vermelha (2001)
  • O ressalto: que deu origem a um segmento do filme Olhos de gato (1985)
  • O homem do cortador de grama: que deu origem ao curta-metragem The lawnmower man (1987); e ao filme O passageiro do futuro (1992), que teve uma sequência Os passageiros do futuro 2 (1996)
  • Ex-Fumantes Ltda: que deu origem a um segmento do filme Olhos de gato (1985)
  • Sei o que você precisa: deu origem ao curta-metragem I know what you need (2005)
  • As crianças do milharal: deu origem ao curta-metragem Discípulos do corvo (1983, lançado no Brasil como segmento no filme O túnel do horror); ao filme Colheita maldita (1984), que teve várias sequências: Colheita maldita 2 – O sacrifício final (1992), Colheita maldita 3 (1995), Colheita maldita 4 (1996), Colheita maldita 5 – Campos do terror (1998), Colheita maldita 666 – Isaac está de volta (1999) e Colheita maldita 7 – A revelação (2001); e ao telefilme A colheita maldita (2009)
  •  A mulher do quarto: deu origem ao curta-metragem A mulher no quarto (1983); e ao curta-metragem francês La femme dans le chambre (2005)

Texto da Contra-Capa:

Este livro reúne 20 dos contos mais perturbadores do autor. Os cenários são familiares e insuspeitos: um ginásio, uma fábrica, uma parada de caminhões, uma lavanderia e um milharal em Nebraska. Há a garotinha misteriosa, que caminha por cima da neve sem deixar pegadas enquanto grita pedindo socorro; e o ex-astronauta, que tem hediondas excrescências nas mãos com minúsculos olhos redondos e amarelos brotando na pele, entre outros personagens. No mundo sinistro e assustador a que Stephen King nos leva em Sombras da Noite acontecem coisas inimagináveis e impossíveis de definir.


SOBRE O AUTOR:

Stephen Edwin King nasceu em 21 de setembro de 1947 na cidade de Portland, estado do Maine, Estados Unidos. Quando Stephen tinha apenas dois anos, seu pai, Donald Edwin King, abandonou a família. Sua mãe, Nellie Ruth Pillsbury, criou sozinha King e seu irmão mais velho adotivo David, muitas vezes passando por graves dificuldades financeiras. A família se mudou para a cidade natal de Ruth, Durham (estado do Maine), mas também passaram vários períodos em Fort Wayne (estado de Indiana) e Stratford (estado de Connecticut). Ainda criança, testemunhou um acidente horrível - um de seus amigos ficou preso em uma ferrovia e foi atropelado por um trem. Muitas pessoas falam que isso inspirou seu lado negro e suas criações perturbadoras, mas ele mesmo descarta essa idéia, já que ele é reconhecido como um dos mais notáveis escritores de contos de horror fantástico e ficção de sua geração. De 1966 a 1971, Stephen estudou Inglês na Universidade do Maine em Orono, onde ele escrevia uma coluna intitulada "King's Garbage Truck" para o jornal estudantil, o Maine Campus. Ele conheceu Tabitha Spruce lá e se casaram em 1971. O período que passou no campus influenciou muito em suas histórias, e os trabalhos que ele aceitava para poder pagar pelos seus estudos inspiraram algumas de suas histórias. King ensinou inglês na Academia Hampden em Hampden, Maine. Ele e sua família moravam em um trailer, e ele escreveu histórias curtas, a maioria para revistas masculinas. O primeiro livro que reuniu esses contos foi Night shift (Sombras da noite, no Brasil), publicado em 1978. Stephen desenvolveu um problema com a bebida, que levou mais de uma década para ser resolvido. Em 1974, Stephen King publicou seu primeiro romance, Carrie. Logo, seus livros alcançaram estrondoso sucesso, e foram publicados em mais de 40 países, tendo muitas das suas obras adaptadas para o cinema. Embora seu talento se destaque na literatura de terror, escreveu algumas obras de qualidade reconhecida fora desse gênero.


Um comentário:

  1. Nossa, adorei o blog!
    Principalmente por você postar livros mais antigos! Faço isso no meu blog também. Huahua. Às vezes fico cheia de ver o mesmo livro lançamento em 300 blogs.

    Bruna do All Star e Jeans
    allstarejeans.blogspot.com

    ResponderExcluir