Nicholas Sparks - O CADERNO DE NOAH (Editora Objetiva)

Autor (a): Nicholas Sparks [lista]
Editora: Objetiva
Coleção/Série: -
Período de Publicação: 1998
Arte da Capa: -
Ilustrador (a): -
Número de Páginas/Capítulos: 172 páginas
ISBN: 85-7302-141-1
Tradutor (a): Eliana Sabino
Título Original: The notebook
Ano da Primeira Edição: 1997
País: Estados Unidos
Público: Adulto, Feminino
Gênero Literário: Romance
Tema: Romance, Mal de Alzheimer, Casamento, Pobre versus Rico, Segunda Guerra Mundial
Observação: -
Edições: 1ª (1998)


(última atualização da postagem: Abril de 2012)

Texto da Orelha:

Um amor para toda a vida

"A razão por que a despedida nos dói tanto é que nossas almas estão ligadas. Talvez sempre tenham sido e sempre serão. Talvez nós tenhamos vivido mil vidas antes desta e em cada uma delas nós nos encontramos. E talvez a cada vez tenhamos sido forçados a nos separar pelos mesmos motivos. Isso significa que este adeus é ao mesmo tempo um adeus pelos últimos dez mil anos e um prelúdio do que virá."

Preparem os lenços. O CADERNO DE NOAH, de Nicholas Sparks - lançamento da Editora Objetiva - pertence à melhor tradição do romance feito para prender o leitor e emocioná-lo até às lágrimas. Nos Estados Unidos, virou best-seller (com mais de um milhão de exemplares vendidos) e transformou seu autor, de um golpe, em milionário. O ex-representante de produtos farmacêuticos, de 31 anos, assinou um contrato de um milhão de dólares para a publicação deste seu romance de estréia e já vendeu os direitos para a filmagem da obra. Mais de vinte países adquiriram, até o momento, os direitos para edição do livro.

O CADERNO DE NOAH é ambientado no Sul dos Estados Unidos, onde dois jovens, Noah e Allie, envolvem-se numa grande paixão. Mas Allie pertence a uma família poderosa e está prestes a se casar com um brilhante advogado. A comovente história de amor dos dois nos é contada por um Noah já octogenário, que, através deste recurso, busca recuperar a memória de sua amada, que sofre do Mal de Alzheimer. Com uma narrativa delicada e sensível, Sparks sabe como emocionar o leitor. Ultra-romântico assumido, não por acaso seu livro vem sendo comparado ao romance "As Pontes de Madison".

Outras Informações:

The notebook foi o primeiro livro publicado de Nicholas Sparks. Ele escreveu o livro durante um período de seis meses em 1994. A agente literária Theresa Park encontrou o original na área onde ficavam os originais não solicitados pela sua agência e resolveu representá-lo. O livro foi então lançado em outubro de 1996, e em sua primeira semana de lançamento já estava na lista dos mais vendidos do jornal norte-americano The New York Times.

No Brasil, o livro foi publicado com os títulos O caderno de Noah e Diário de uma paixão.

Na época que Nicholas Sparks publicou o livro, ele era representante de produtos farmacêuticos. O livro rapidamente transformou-se em um best seller, deixando o autor milionário. O livro já vendeu mais de 12 milhões de cópias e traduzido par mais de 20 idiomas. A história do livro é baseado em fatos reais: a história de seus sogros que viveram juntos por quase sessenta anos.

O livro teve uma sequência, The wedding (2003), em que Jane, filha de Noah e Allie, e seu marido Wilson, casados há 30 anos, preparam o casamento da filha, ao mesmo tempo que Wilson se esforça em salvar seu próprio casamento.

O livro foi adaptado pelo cinema norte-americano em 2004, recebendo o mesmo título do livro, The notebook (no Brasil, Diário de uma paixão).

Citações:

"A razão por que a despedida nos dói tanto é que nossas almas estão ligadas. Talvez sempre tenham sido e sempre serão. Talvez nós tenhamos vivido mil vidas antes desta e em cada uma delas nós nos encontramos. E talvez a cada vez tenhamos sido forçados a nos separar pelos mesmos motivos. Isso significa que este adeus é ao mesmo tempo um adeus pelos últimos dez mil anos e um prelúdio do que virá."

"Não sou nada especial; disso estou certo. Sou um homem comum, com pensamentos comuns, e vivi uma vida comum. Não há monumentos dedicados a mim e o meu nome em breve será esquecido, mas amei outra pessoa com toda a minha alma e coração e, para mim, isso sempre bastou."

"Parece que somente os velhos conseguem ficar sentados desse jeito, um ao lado do outro sem nada dizer, e ainda assim se sentirem contentes. Os jovens, irrequietos e impacientes, têm sempre de quebrar o silêncio. É um desperdício, por que o silêncio é puro. O silêncio é sagrado. Ele aproxima as pessoas, por que só quem se sente confortável ao lado de outra pessoa pode ficar calado sem falar. Esse é o grande paradoxo."

"Todas as manhãs ele lê para ela, de um caderno desbotado pelo tempo, uma história de amor que ela não recorda nem compreende. Um ritual que se repete diariamente no lar de idosos onde ambos vivem agora. Pouco a pouco, ela deixa-se envolver pela magia da presença dele, do que ele lhe lê, pela ternura dele... E o milagre acontece. A paixão renasce, traspõe o abismo do tempo, o abismo da memória, e por instantes ela volta para ele... Apesar da doença. Mas haverá mais..."

"Eu te amo, Allie. Sou quem sou por sua causa. Você é toda a minha razão, toda a minha esperança e todo sonho que já sonhei, e não importa o que nos aconteça no futuro, todos os dias em que estamos juntos é o melhor dia da minha vida. Serei sempre seu, e você, minha querida, será sempre minha."

"E se você guardar esta carta pra ler outra vez, então acredite no que estou lhe escrevendo agora. Noah, esteja onde estiver e seja quando for, eu te amo. Eu te amo agora enquanto escrevo isto, e te amo agora enquanto você lê isto. E sinto muito não conseguir dizer isso a você. Eu te amo profundamente, você é, e sempre foi, meu sonho."

Links de sites/blogs sobre o livro [podem conter spoilers]:


2 comentários:

  1. Um exemplo que mostra que não importa quem sejamos, podemos alcançar coisas, talvez, inimagináveis...

    ResponderExcluir