José Geraldo Vieira - A LADEIRA DA MEMÓRIA (Editora Saraiva, Coleção Saraiva)



Título: A Ladeira da Memória
Autor (a): José Geraldo Vieira [lista]
Editora: Saraiva
Coleção: Saraiva (Nº 19) [lista]
Período de Publicação: 1950
Número de Páginas/Capítulos: 320 páginas
ISBN: -
Arte da Capa:
Ilustrador (a): (Não há)
Edição Original: A Ladeira da Memória, 1950, Brasil, Editora Saraiva
Edições: 1ª (1950)






OUTRAS INFORMAÇÕES:


O livro narra a história de Jorge, um radiologista, que se apaixona pela jovem casada Renata, vítima de tuberculose.

A edição publicada na Coleção Saraiva foi a primeira edição do livro. Em edições posteriores, o autor alterou muito do final do livro, trazendo referências a eventos que ocorreram posteriormente ao ano da edição original (1950) e do período transcorrido na obra original (durante os anos da Segunda Guerra Mundial).

Além da edição de 1950 da editora Saraiva, o livro voltaria a ser publicado pelas editoras Martins (1962), Círculo do Livro (1977) e Planeta (2003).

crédito da foto: Marcelo Parise Petaz
O título do livro refere-se a um local real na cidade de São Paulo. Nesse local, projetado pelo engenheiro Daniel Pedro Muller e construído pelo mestre pedreiro Vicente Gomes Pereira (Mestre Vicentinho), fica localizado o monumento mais antigo da cidade de São Paulo, o Obelisco de Piques (ou Pirâmide de Piques), inaugurado em 1814. O local foi tombado em 1975 pelo órgão estadual de defesa do patrimônio histórico (Condephaat) e em 1991 pelo conselho municipal (Conpresp).

O monumento também serviu de inspiração para a música "Ladeira da Memória" [ouça no Youtube], composição de Zé Carlos Ribeiro, lançada pelo grupo Rumo em 1983 no álbum “Diletantismo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário