Richard Matheson - EU SOU A LENDA (Editora Francisco Alves, Coleção Mestres do Horror e da Fantasia)

Autor (a): Richard Matheson
Período de Publicação: 1981
Arte da Capa: -
Ilustrador (a): -
Número de Páginas: 135
ISBN: -
Tradutor (a): Paula Castro e Fausto Cunha
Título Original: I am legend
Ano da Primeira Edição: 1954
País: Estados Unidos
Público: Adulto
Gênero Literário: Romance
Tema: Ficção Científica, Mistério, Terror

O livro voltou a ser publicado na coleção em 1984 com um novo título: A última esperança sobre a terra.


  
Sinopse:

Uma estranha doença causada por uma bactéria infecta os seres humanos, transformando-os em uma espécie de vampiro. Durante o dia, os infectados permanecem num tipo de coma profundo, mas à noite eles despertam repentinamente e saem busca de um único alimento: sangue. Médicos e cientistas não conseguem encontrar a cura para esse mal. A doença se alastra rapidamente, contaminando todos os seres humanos da Terra.

Em meio a esse caos, Robert Neville é o único humano que não é contaminado, já que ele possui uma misteriosa imunidade contra a bactéria. Ele perdeu sua esposa e sua filha para a doença. Sozinho, Neville empreende durante o dia uma operação de extermínio dos vampiros, ao mesmo tempo,que procura descobrir a origem e a cura da misteriosa doença, fazendo experiências com infectados que ele captura. Durante a noite, ele se refugia em uma casa reforçada por tábuas de madeira, cheia de alhos e espelhos.

Achando ser o único sobrevivente normal na Terra, Neville tem o desejo de encontrar alguém como ele nesse mundo devastado, já que a solidão, o tédio e a rotina são tão cruéis quanto a própria doença, fazendo que ele se busque alívio nas bebidas. Certo dia, enquanto circula pela cidade em sua caminhonete, Neville encontra um cão aparentemente saudável. Ele tenta atrair o animal com comida tentando ganhar a confiança do cão durante semanas. Quando consegue capturá-lo, o cão já está infectado pela doença, e mesmo as tentativas de Neville de curá-lo não surte efeito, levando o cachorro à morte.

No meio dessa desolação toda, Neville encontra uma mulher, Ruth, caminhando à luz do dia e aparentemente saudável. Ao testar o sangue da mulher, ele descobre que ela também está infectada. Neville fica sabendo da existência de sobreviventes infectados que estão lutando contra a doença e formando uma nova sociedade, na qual Neville seria uma ameaça, e que eles pretendem exterminá-lo.

Outras Informações:

O livro foi publicado no Brasil com dois títulos diferentes: Eu sou a lenda e A última esperança da Terra.

O livro recebeu três adaptações no cinema: Mortos que matam (L’ultimo uomo della Terra, 1964), A última esperança da Terra (The Omega Man, 1971) e Eu sou a lenda (I am legend, 2007). Além disso, o filme A batalha dos mortos (I am Omega, 2007) é claramente baseado no livro, apesar de não ser creditado que o filme seja uma adaptação do livro.

Citações:
"Depois das últimas semanas, dava-se conta de que a esperança não era a resposta. Nunca havia se sentido assim. Naquele mundo de horror real não havia escapatória nos sonhos. Podia adaptar-se ao horror. Mas a monotonia era o pior obstáculo, compreendia agora. E essa descoberta o tranqüilizava; era como pôr todas as cartas sobre sua mesa mental e, as repassando, ordenar definitivamente o jogo. A morte do cão não lhe havia alcançado o desespero que temia. De certo modo sentiu morrer as esperanças e as excitações vãs. Aceitando assim seu cárcere, sem tentar impossíveis fugas, nem golpear inutilmente os muros. E assim, conformado, voltou para o trabalho."
"Robert Neville apoiou-se contra a janela e olhou para fora. A rua estava coalhada de gente, que se mexia como uma onda à luz cinzenta da manhã. O rumor de suas vozes era como o zumbido de milhões de insetos. Alguém o viu. Houve gritos de espanto. Depois fez-se um súbito e completo silêncio. Ficaram todos a fitá-lo com seus rostos brancos. Então ele compreendeu que o temiam e odiavam. Para aquela nova raça, Robert Neville era a ameaça, o terror. Transformara-se numa lenda..."
 “Tossiu pigarreando. Virou-se e se apoiou na parede enquanto tomava as pílulas. O círculo se fechava. De sua morte nascia um novo terror, uma nova superstição penetrava a inexpugnável fortaleza da eternidade. Eu sou lenda.”

SOBRE O AUTOR:
Richard Burton Matheson nasceu em 20 de fevereiro de 1926 na pequena cidade de Allendale, estado de Nova Jersey, Estados Unidos. Filho de imigrantes noruegueses, Matheson cresceu no Brooklyn e graduou-se na Brooklyn Technical School em 1943. Alistou-se e passou a Segunda Guerra Mundial como soldado de infantaria. Em 1949 obteve seu bacharelado em jornalismo na University of Missouri-Columbia e mudou-se para a California em 1951, casando em 1952 (ele teve quatro filhos). Seu primeiro conto, Born of man and woman, foi publicado na revista Magazine of Fantasy and Science Fiction em 1950. Seu primeiro romance foi lançado em 1953, Someone is bleeding. O autor também escreveu roteiros para o cinema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário