Francisco Marins - Atalhos sem fim


ATALHO SEM FIM é um livro do escritor brasileiro Francisco Marins publicado em 1986 e direcionado ao público adulto.


Voltando ao assunto do efeito do plantio de café na economia do Brasil no início do século XX, que o autor já havia abordado nos livros Clarão na serra, Grotão do café amarelo e ...E a porteira bateu!, Francisco Marins analisa nesse livro o impacto da decadência do café depois da geada de 1918 e a entrada do boi e do algodão nas terras antes exploradas para o plantio do café. A narrativa reconstitui as viagens das boiadas desde o estado do Mato Grosso e os terríveis acontecimentos da Revolução Paulista de 1924, quando a cidade de São Paulo foi cruelmente bombardeada.

 
Atalho sem fim é o quarto livro de uma série de cinco livros chamada “O Homem e a Terra”. A série narra a história de algumas gerações de família no decurso de um século, retratando seus dramas humanos e familiares, marcados por lutas, violências, ódios, mas também por alegrias, amores felizes e desenganos, durante o domínio e decadência dos barões do café. Os três primeiros livros já haviam sido publicados na década de 1960, dentro da série “A Saga do Café”. São eles: Clarão na serra, Grotão do café amarelo e ...E a porteira bateu!. Em 2008, foi acrescentado mais um volume na série, o livro de contos O curandeiro dos olhos em gaze.

O livro foi publicado inicialmente em 1986 pela Editora Ática, como quarto volume da série “O Homem e a Terra”, e com ilustrações de Oswaldo Storni [capa: Ática, 1986]. O livro voltou a ser publicado em 2004 pela Editora Escrituras, dentro da Série “O Homem e a Terra” [capa: Escrituras, 2004], com a capa do livro reproduzindo parte da pintura “Pavê de Chailly” de Claude Monet, e o título alterado para Atalhos sem fim.

Leia sobre outros livros de Francisco Marins, clicando aqui.
Leia sobre outros livros da série O Homem e a Terra, clicando aqui.


Histórico de Publicação do Livro no Brasil

Ano
Edição
Editora
Coleção
Nº de
Páginas
ISBN
1986
1
Ática
O homem e a terra
301
85-08-01065-6
2004
2
Escrituras
O homem e a terra
383
85-7531-139-5

Nenhum comentário:

Postar um comentário