Aristides Ávila - JUDAS (Editora Saraiva, Coleção Saraiva)



Título: Judas 
Autor (a): Aristides Ávila [lista]
Editora: Saraiva
Coleção: Saraiva (Nº 58) [lista]
Período de Publicação: 1953
Número de Páginas/Capítulos: 181 páginas
ISBN: -
Arte da Capa: Nico Rosso
Ilustrador (a): (Não há)
Edição Original: Judas, 1953, Brasil, Editora Saraiva
Edições: 1ª (1953)






OUTRAS INFORMAÇÕES:

Publicado no mês da Páscoa de 1953, Judas traz a história da vida de Jesus Cristo através do ponto de vista de Judas Iscariotes, seu traidor.

O nome Judas é sinônimo de traidor em muitos países. Na Alemanha, o uso do nome é até mesmo proibido.

Em abril de 2006 foi apresentado para o mundo a tradução de um manuscrito que foi encontrado na década de 1970 dentro de uma caixa em uma caverna no vilarejo de El Minta, no deserto do Egito. Esse manuscrito, chamado de "Evangelho de Judas", foi escrito em copta (idioma do Egito antigo) há mais de 1700 anos por cristãos gnósticos. O texto apresenta Judas como amigo íntimo de Jesus e que a traição ocorrida foi realizada segundo orientação do próprio Jesus, para que assim ele pudesse se livrar de seu corpo físico que aprisionava o espírito divino. Leia mais sobre esse Evangelho em reportagem publicada na revista "Superinteressante" de maio de 2006 (link: http://super.abril.com.br/religiao/evangelho-judas-446400.shtml)

Essa edição da coleção Saraiva foi a única publicada no Brasil.

Existe outro livro sobre Judas, "Iúda Iskariót", que foi escrito pelo autor russo Leonid Andreiev (1871-1919) em 1907. Esse livro foi publicado no Brasil em 1984 pela editora Clube do Livro, com o título de Judas Iscariotes. O prefácio da tradução brasileira, "A estranha e a indecifrada figura de Judas", foi escrita por Aristides Ávila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário